Assistência Técnica em Equipamentos Hospitalares, Estéticos e Fisioterápicos
Manutenção Preventiva
O principal objetivo da manutenção preventiva nos equipamentos médicos é evitar ou atenuar as consequências das falhas. Isso pode ser feito impedindo a falha antes que ela ocorra realmente. A manutenção preventiva é planejada para preservar e restaurar a confiabilidade do equipamento, substituindo os componentes desgastados antes que esse desgaste se torne crítico.
As atividades de manutenção preventiva em equipamentos incluem revisões parciais ou totais em períodos específicos, troca de filtros e membrana e assim por diante. Por poder ser programada esse tipo de manutenção não atrapalha a prestação de serviços do hospital e clinica evita a realização de uma manutenção corretiva.
Manutenção Corretiva
É o tipo de manutenção realizada quando o aparelho apresenta problema. Ela prejudica a prestação dos serviços oferecidos pela instituição de saúde ou clinica uma vez que geralmente o equipamento necessita ser retirado para o conserto e dependendo do caso o mesmo pode demorar.
Inspeção
Realizada com maior frequência, consiste na verificação do correto funcionamento do aparelho, assim como de seus parâmetros através da utilização de simuladores.
Calibração
Realizada com menor frequência, consiste na aplicação de rotinas de testes rígidos com simuladores, com a finalidade de gerar um laudo técnico atestando que os parâmetros apresentados pelo aparelho estão dentro dos valores aceitos em normas e regulamentos.
Caso seja detectada alguma anomalia, o aparelho passará por uma manutenção corretiva para que o mesmo passe a funcionar dentro dos parâmetros estabelecidos.